top of page
Buscar
  • Foto do escritorRodrigo Oliveira

Separação e Luto

Atualizado: 7 de fev. de 2019



Se você acabou de se separar de uma relação, seja longa ou curta, muito provavelmente está na etapa do luto. Mesmo que a relação não estivesse bem, e você tenha ficado aliviado no primeiro momento, é possível que você comece a sentir a falta da pessoa com quem compartilhava a vida.

Muitos amigos, por verem que estamos sofrendo, nos aconselham a esquecer nosso/a companheiro/a e continuar com nossa vida, como se nós tivéssemos apenas perdido um celular. Às vezes, alguns livros de autoajuda e algumas palestras que assistimos, nos incentivam a passar por cima desses sentimentos e ter uma atitude positiva. Não há mal nenhum em ser positivo, porém é necessário respeitar o que se está sentindo.

Se a dor do rompimento continua latente em nossos corações, não há nada de errado em senti-la. Parte da vida humana é passar por sofrimentos, isso é algo que não podemos mudar. Aceitar a realidade é reconhecer que nesse momento estamos sofrendo e que as expectativas que você criou, simplesmente se despedaçaram.

E esta é uma questão fundamental. O grande luto não gira em torno do nosso/a companheiro/a, mas das expectativas que criamos em cima deles. É como se estivéssemos vendo um filme e você achasse que já sabe como ele termina. Porém, de um momento a outro, algo muda e você fica perdido nesta história, na sua própria. Parece que a vida tomou outro rumo.

Essa quebra de expectativa nos joga na dor. Observe esse sentimento! Não queira colocar tudo em uma caixinha achando que isso simplesmente elimina as emoções que você está sentindo. Se precisar chorar, chore! Faz parte do processo de luto externalizar o que lhe faz mal. Talvez você até sinta a necessidade de falar para todo mundo o quanto está sofrendo e queira dizer o quanto seu/ sua companheiro/a lhe fez sofrer.

Porém, ao gastar energia falando mal dele/a, será que você não está desperdiçando seu precioso tempo? Concentre sua energia em você! E se você tem filhos, nunca fale mal de seu cônjuge para eles, pois eles continuam sendo o pai e mãe deles. Através da constelação familiares, podemos ver o quanto é negativo para as crianças ouvirem frases que tirem a dignidade de um de seus pais.

Tome o tempo que precisar, só você sabe o que está sentindo. Viva intensamente esse luto. Porém, cuidado para não passar uma vida de luto, pois a vida continua andando.

Rodrigo Oliveira

Constelador Sistêmico, hipnoterapeuta, reikiano, reprogramador biológico e renascedor.

insta: @reconectandocomavida

Whats (11) 9.5222-5497

224 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page